quinta-feira, 11 de agosto de 2011

No Redoma de Cristal: Como fui esquecer você de Jennifer Echols

Olá pessoal!
A Bianca Briones do blog Redoma de Cristal escreveu uma linda resenha do livro Como Fui Esquecer Você, confiram trecho da postagem abaixo:

No Redoma de Cristal: Como fui esquecer você


Zoey é uma garota triste, que disfarça como pode. Precisa lidar com uma mãe doente e desiquilibrada, fato gerado e agravado pela traição do pai, um homem ausente que não demonstra amor ou qualquer ligação com a filha e ex-mulher.

Um acidente faz com que Zoey perca as lembranças do último dia. Parecia simples, era só um dia, mas e se fosse aquele dia em que tudo mudaria? E se fosse o dia em que ela teria muitas respostas sobre alguém que ela menosprezava?

Doug é um garoto triste, que disfarça como pode. Perdeu a mãe e o pai o trata como se não tivesse importância.

Quando vistos por outras pessoas, ninguém percebe o quanto são afetados por problemas em casa. 


“Eu tinha ido à festa para escapar de pensamentos como aquele. Agora que eles estavam me perseguindo ali, eu podia muito bem estar em casa com meu pai e Ashley. Eu me sentia como se estivesse para pular fora de mim mesma, e não podia suportar aquilo.” – pág. 29

 

Antes de tudo, acredito que o livro trate de relações entre pais e filhos, o quanto isso pode machucar e como lidamos com isso.

“Sua boca retorceu-se, tesa. Aquele humor sombrio dele preocupou-me. Doug estava frequentemente bravo, mas raramente deprimido. Sua raiva era explosiva, assim como sua alegria. Sua depressão era algo que somente um pai poderia causar.” – pág. 130


É evidente para o leitor que o dia “perdido” por Zoey foi importante, mas não sabemos o que houve de fato, porque o livro é narrado em primeira pessoa por ela, ou seja, só sabemos o que ela pode lembrar. 


“Eu achava que estava tudo bem, eu havia dito a ele que estava tudo bem, mas, quanto mais pensava naquilo, menos estava bem. Agora, de repente, o problema estava resolvido sem eu fazer nada? Parecia perigoso. Não confiei muito…” – pág. 49


Sim, em alguns momentos é fácil sentir raiva de Zoey pela sua forma de pensar e agir. O preconceito inicial que ela tem de Doug pode deixar o leitor incomodado ou até mesmo irritado. Entendi o ponto de vista dela e sua “chatice” em alguns momentos não foi um problema para mim. Ninguém é perfeito.

Ela se perde em algumas vezes, se confunde em outras, não vê fatos que para o leitor está claro, mas não consegui sentir raiva dela. Não sem ter passado pelo mesmo. É muito fácil julgar estando de longe.

Aliás, preconceito e julgamentos equivocados são alguns dos temas da história. O modo como podemos julgar uma pessoa e estarmos completamente errados. A vida muda, o mundo gira e quando menos esperamos estamos na mesma situação, ou ainda, estamos numa situação em que precisaremos desse alguém a quem tanto julgamos.

Não há muito mais que eu possa falar sem soltar spoilers do dia que ela não se lembra. Também não posso colocar algumas citações lindas pelo mesmo motivo.

Gostei muito da história. A narrativa é fluida e a leitura é rápida. O modo como a autora tenta passar que devemos superar uma criação nem sempre adequada eLogo Pandorga pais egoístas e problemáticos é delicado e ao mesmo tempo intenso.

Me emocionei em muitos trechos e fui tocada pela leitura.

Recomendo muito.

Resenha:


0 opiniões:

Postar um comentário