sexta-feira, 19 de agosto de 2011

RESENHA: Longe Demais - Jennifer Echols (Minha vida por um Livro)


Saiu no blog Minha Vida por um Livro uma nova resenha, confiram:


Autora: Jennifer Echols
Editora: Pandorga
Páginas: 240
Lançamento: 2011
Classificação MVL



Tudo o que Meg sempre quis foi fugir. Fugir do colégio. Fugir da sua pacata cidade. Fugir de seus pais,que parecia, determinados a mantê-la em uma vida sem futuro. Mas,em uma noite louca envolvendo trilhos de ferrovia proibidos e desafiadores,ela vai longe demais...e quase não consegue voltar. John escolheu ficar.Para impor o cumprimento das leis. Para servir e proteger. Ele desdenha a rebeldia infantil e quer ensinar a Meg uma lição que ela não esquecerá tão cedo. Mas Meg o leva ao limite ao questionar tudo o que ele aprendeu na academia de polícia. E quando ele a pressiona para saber por que ela não se prende a nada,a resposta os levará a um caminho sem volta...
Jennifer Echols é uma autora polêmica. Ela tem como ordem principal em seus livros, apresentar o lado mais obscuro e corrosivo da adolescência. Bebidas alcoolicas,drogas e sexo sem compromisso. Temas que fazem parte do crescimento do ser humano, e todos nós, em algum momento, tivemos de aprender a lidar com eles. E apesar de eu estar ciente disto, ainda assim não me interesso muito por livros onde as protagonistas buscam o mais “fácil” em detrimento do que seria correto. Esta sou eu em uma análise muito pessoal. Tenho dificuldades de desassociar a Marina em certas obras. Contudo, em relação à “Como fui me esquecer você”, este lançamento de Echols é bem mais interessante.

A estória é sobre uma adolescente conturbada, que pinta os cabelos de azul,usa drogas(ocasionalmente) e faz muito sexo com caras que obviamente não prestam.  Meg não está a procura de um grande amor, ela deseja o limite da vida, o frenesi de novidades, experiências. Ela quer a crista da onda, só que acaba caindo feio lá de cima. Isso acontece quando Meg é pega em flagrante em um local proibido, bebendo cerveja e fazendo coisas selvagens com seu atual namorado. Quem a descobre em tal situação é John. O novo policial da cidade. Ele é jovem, charmoso e do tipo “tudo pela lei”. Como castigo Meg é forçada a acompanhá-lo nas patrulhas noturnas, e ambos acabam criando um laço de libido e emoção. Apesar das diferenças, Meg e John compartilham um passado traçado pela tragédia. Cada um encontrou sua própria forma de lidar com isso, Meg querendo viver ao máximo, e John desejando ser o grande herói da estória. Quem sabe no final eles não podem ensinar grandes coisas um ao outro?

A narrativa de Jennifer Echols é sempre bem estruturada e coesa,não há espaços em branco,ou divagações,enrolação,ela sabe como construir um enredo. Nesta obra em especial, a protagonista tinha um motivo para as loucuras que fazia e isso enterneceu um pouco o meu coração. Contudo, a personalidade tão oposta a minha, a crença de que sexo não significa nada, tudo isso me repele e acaba atrapalhando a minha leitura. Afinal, estou na cabeça dela! Já o personagem de John é mais identificável, e suaviza bastante a estória em certos aspectos, ele está ali como um anjo, para redirecionar a vida conturbada de Meg. Ele não é manipulável e a faz encarar seus defeitos bem de frente.

De forma bem realista a autora nos mostra um retrato sombrio da juventude, e como um amor, ou a pessoa certa no momento certo, podem fazer toda a diferença. Sabemos que estamos com a pessoa certa quando ela nos ajuda a melhorar, e Meg e John personificam essa situação. “Longe Demais” é um livro que entretém e certamente possui sua fatia de leitores cativo. 

1 opiniões:

Gleyca disse...

Esse parece um livro muito bom!
Desde que via a sinopse, fiquei com muita vontade de ler. Depois de ler uma resenha dessas então, nem se fala!

A capa ficou muito linda também!

Mal posso esperar para ler

Abraços ;D

Postar um comentário