segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RESENHA: O Motivo - Patrick Ness (Who's thanny)

Olá leitores,
Hoje foi postada uma belíssima resenha do livro "O Motivo" no blog parceiro Who's thanny:





O Motivo (The Knife of Never Letting Go) é o primeiro livro da trilogia “Mundo em Caos”, do autor Patrick Ness, publicado no Brasil pela editora Pandorga. E vou ter que contar para vocês que comecei o ano bem… eu não tinha muitas expectativas por causa do título, da capa, mas após ler as primeiras páginas eu fui transportada para um Novo Mundo com Todd Hewitt, Viola Eade e claro, Manchee, o cachorrinho.
Todd Hewitt é o único garoto da cidade de Prentissburgo, um lugar onde só moram homens, no Novo Mundo. Sim, um mundo distópico. As mulheres só existem nos pensamentos deles e Todd sabe disso por causa do Ruído. Desde que Todd nasceu, ele escuta o pensamento de todos da cidade e dos animais também. E vice-versa. Será que é possível guardar um segredo assim?
Em um mês, Todd completará 13 anos e também será um homem. Mas ele descobre algo, um vazio no meio do ruído. A cidade inteira está escondendo algo dele. Segredos que farão o menino fugir dos homens de Prentissburgo, junto com seu cachorro e a primeira garota que ele já conheceu na vida.
Inovador, não? A narração do autor, em 1ª pessoa, te conecta de um jeito com uma história que é como se você estivesse lá com os protagonistas, lutando para entender o que está acontecendo e tentando sobreviver ao mundo. Mundo que ensina crianças a crescerem logo cedo e que por trás de toda esperança e felicidade, possui um lado obscuro.



Como Todd escuta o ruído de toda a cidade
Todd não é um garoto muito culto. Ele nunca chegou aprender a ler e escrever muito bem, apesar de seus tutores Ben e Cillian terem tentado. Isso porque o prefeito de Prentissburgo mandou queimar todos os livros da cidade! Mas ele é muito esperto e sabe tudo sobre como sobreviver na selva, coisa que se tornou útil na sua jornada. Apesar de nunca ter pedido um cachorro, Manchee está sempre com ele, é seu único amigo. E que cachorro danado de bom! É ele quem dá o toque de humor e nos comove com sua relação com o dono. Viola é uma incógnita. Todd não consegue ouvir seu ruído, sua cabeça é um completo vazio. E ele está sempre se perguntando o que ela está pensando. Juntos eles vão correr atrás de respostas. Correr pela própria vida.
O único objeto que Todd tem para se defender é uma faca. E para quem entende o básico de inglês sabe que isso tem alguma importância por estar no título original do livro.
[...] uma faca não é um objeto qualquer, não é mesmo? É uma escolha, é uma coisa que você faz. Uma faca diz sim ou não, corte ou não, morra ou não. Uma faca tira uma decisão da sua mão e coloca essa decisão no mundo e nunca mais volta atrás.
Página 82
A história tem muita ação. É uma corrida acirrada que faz você pensar mil coisas, quais os motivos que levou a isso, qual é o segredo que Todd não sabe. E no final temos algumas respostas e uma questão enorme sem explicação, porque claro, continua no próximo livro. Mas gente, eu preciso da sequência logo! Esse livro me emocionou bastante e passa uma linda mensagem de amor e esperança, porque se você cair o importante é se reerguer. Se eu recomendo? Você ainda pergunta?

1 opiniões:

fabdosconvites disse...

Olha pessoal, tenho muita vontade de ler este livro, mas confesso que esta capa pelo menos na minha opinião, vocês pisaram na bola. Bjs, Rose.

Postar um comentário